SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1SNS como rótulos em livros didáticos de história do brasil: simples ou complexos?A situação atual do ensino da língua portuguesa na Galiza author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Abstract

SVOBODOVA, Iva. "Componente" como substantivo uniforme de dois géneros. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.1, pp.239-264. ISSN 0807-8967.

O presente estudo tem como principal objetivo analisar o género gramatical da palavra componente. A necessidade de identificar o género deste substantivo prende-se com o facto de ter aumentado, nas últimas décadas, a frequência de uso nas áreas científica, política, cultural, social, industrial, informática e ainda outras. As nossas dúvidas têm-se projetado cada vez mais no plano de praticamente todas as disciplinas linguísticas (morfologia, sintaxe, semântica e lexicologia). A conclusão da nossa pesquisa indica que os fatores mais decisivos na interpretação do género do nome em questão são os diafásico e semântico. Verificámos, ao mesmo tempo, uma parcial influência da frequência de uso. O nosso estudo baseia-se sobretudo em dois pilares: a linguística de corpora, que contribuiu para a criação do material estudado, e a extensa investigação de Maria Carmen Frias e Gouveia, que forneceu os pontos­chave do quadro metodológico da nossa investigação.

Keywords : componente; género gramatical; Maria Carmen Frias e Gouveia.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )