SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Revisão e autoafirmação nos estudos do ÍndicoEntre discursos e práticas: crioulização, mauricianidade e globalização na ilha maurícia - o caso do emergente cinema mauriciano índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

FENDLER, Ute. Narrar o oceano índico: notas sobre os circuitos de conceitos itinerantes. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.17-28. ISSN 0807-8967.

Este artigo apresenta um esboço de paralelos entre o Atlântico e o Oceano Índico partindo da perspectiva dos estudos culturais. A discussão irá destacar alguns conceitos como Créolie, Coolitude e Créolité que foram concebidos para explicitar a especificidade das consequências culturais de emigrações forçadas, as quais obrigaram ao contacto entre uma grande diversidade de culturas nestas duas regiões. Em segundo lugar, aborda-se a insularidade como uma zona de contacto entre culturas, onde conhecimento é gerado, negociado e transmitido através de narrativas. Este processo será analisado como um exemplo de Créolité no contexto do Índico, focando os três volumes de Enlacement(s) (2013), do escritor madagascarense Jean-Luc Raharimanana.

Palavras-chave : Créolité; Poética da relação; Estudos do Oceano Índico; Literatura de Madagáscar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )