SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Para uma leitura do romance gráfico Île Bourbon 1730 de Appollo & Trondheim à luz do paradigma do ÍndicoÍndico e(m) Moçambique: notas sobre o outro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

FALCONI, Jessica. “Para fazer um mar”: Literatura moçambicana e oceano Índico. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.77-92. ISSN 0807-8967.

Neste ensaio propõe-se um itinerário crítico e conceptual em torno da relação entre o mar e a literatura moçambicana, a partir da análise de um corpus poético que se tem debruçado sobre a representação e o significado de um lugar emblemático como a Ilha de Moçambique. A representação do Índico e da Ilha parecem adquirir os contornos de um processo de revisão da versão da história construída pelo discurso oficial da moçambicanidade. Para além disso, o Oceano Índico encontra na representação literária um contraponto que o configura como paradigma epistemológico de alcance mais amplo, suscetível de possibilitar uma equação alternativa das relações entre espaço e identidade, bem como dos conceitos de nação, identidade e, inclusive, de literatura nacional, proporcionando um itinerário crítico e conceptual que aponta para o vem sendo definido como cultura material.

Palavras-chave : Literatura Moçambicana; Ilha de Moçambique; Oceano Índico; Moçambicanidade; Cultura Material.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )