SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3“Para fazer um mar”: Literatura moçambicana e oceano ÍndicoNarrando o(s) Índico(s): Reflexões em torno das ‘geografias transnacionais do imaginário’ índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

CAN, Nazir Ahmed. Índico e(m) Moçambique: notas sobre o outro. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.93-120. ISSN 0807-8967.

Salientando contextos, imaginários e tensões que configuram a região do Oceano Índico, este ensaio pretende focar as representações do indiano na literatura moçambicana e mais especificamentena prosa de João Paulo Borges Coelho. Através da análise da personagem Valgy, o louco comerciante monhé do romance Crónica da Rua 513.2 (Coelho, 2006), procurar-se-á evidenciar os diversos regimes de alteridade vivenciados por esta personagem. A partir desta personagem e da sua geografia afetiva - que parece confundir-se ora com a história nacionalora com o mito da história - observaremos como Valgy revaloriza a fronteira ambígua das coordenadas de existência espaço / tempo, resgatando a virtualidade poética do Oceano Índico, e sinalizando, numa geografia comum, a particular complexidade da história.

Palavras-chave : Literatura Moçambicana; Indiano; Outro/Alteridade; João Paulo Borges Coelho; Oceano Índico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )