SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Papéis criados, papéis forjados no romance Nada a Dizer de Elvira VignaA filha (mais velha) de Joaquim Luís: Sobre As Três Irmãs índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

PEREIRA, Maria Eugénia. Dores dos Santos, Salomé ou a exaltação do milagre. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.253-264. ISSN 0807-8967.

Dores dos Santos e Salomé são os nomes que José Rodrigues Miguéis usou para definir a dupla identidade da personagem feminina do Milagre segundo Salomé. Autoexilada do mundo que a rodeia, esta mulher evolui de forma complexa, como se, na sua busca da felicidade e, consequentemente, de identidade, promiscuidade, devassidão e misticismo se conjugassem perfeitamente com ingenuidade, pureza e realidade. Dores dos Santos parece querer assumir o papel tradicional feminino: nascida para sofrer, entrega-se ao homem para encontrar aquilo que ela pensa ser a felicidade. Contudo, é com “o nome para batalhas de amor-fingido”, Salomé, que recupera a dignidade humana, que encontra o verdadeiro amor: meretriz pelo corpo, anjo pela alma, a fé num homem-redentor, capaz de a salvar pelo amor, alimenta-lhe a alma e purifica-lhe o coração. Encarnação da pureza, Salomé dá realidade física à Virgem mãe de Deus pela força do seu ser e torna-se O milagre da humanidade.

Palavras-chave : José Rodrigues Miguéis; O Milagre segundo Salomé; mulher anjo / meretriz; Virgem mãe.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )