SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1The discourse markers ‘quer dizer’, ‘ou seja’ and ‘isto é’ in european contemporary portugueseSemantic structure of the suffix -ismo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Abstract

DIAS, Ana Paula Veloso Pratas. A variação ou ̃ oi em Portugal continental: delimitação das áreas geográficas com maior incidência do ditongo oi. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.51-72. ISSN 0807-8967.

Este trabalho estuda a variação dos ditongos decrescentes ou e oi em Portugal continental. Parte de uma hipótese levantada por Luís Filipe Lindley Cintra: o ditongo oi predomina em áreas ameaçadas pela monotongação. Tendo como recursos o Atlas Linguístico da Península Ibérica, o Atlas Linguarum Europae e o Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza, formei um corpus de 26 palavras em que ocorrem os ditongos [ow] e [oj] em posição inicial e medial de palavra, a partir das respostas em formato fonético de 503 informantes em 228 pontos de inquérito. Apresento neste artigo as distribuições geográficas de [ow], [oj] e [o] em todo o território português continental com delimitação das áreas de maior uso de [oj] e mostro que existe uma correlação entre o ditongo [oj] e o monotongo [o].

Keywords : ditongos ou e oi; variação; monotongação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )