SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Intercultural references in the nineteenth-century metalinguistic works in Portuguese and Chinese of Father Joaquim GonçalvesInjuntive utterances on advertising textual genres about wine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Abstract

RATO, Anabela; RAUBER, Andréia Schurt; SOARES, Letícia Piske  and  LUCAS, Liane Regio. Desafios na perceção e produção das vogais anteriores do inglês por falantes de português europeu. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.142-159. ISSN 0807-8967.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou a perceção e a produção das vogais anteriores do inglês (/i/, //, //, /æ/) por um grupo de 18 falantes nativos de português europeu. A perceção das vogais-alvo foi testada com uma tarefa de identificação e os dados de produção de fala foram analisados acusticamente. Os resultados mostram que os ouvintes portugueses tendem a discriminar as duas vogais-alvo do par /i/-// com acuidade, mas produzem-nas com alguma sobreposição. Relativamente às vogais baixas, /æ/ foi produzida mais alta e mais posterior do que //, com considerável sobreposição, e os resultados do teste de perceção relativos a este par indicam que /æ/ foi maioritariamente identificada como //. Considerando que o // inglês é mais baixo do que o // português (Escudero et al., 2009), ambas as vogais inglesas // e /æ/ foram percebidas como baixas o suficiente para serem identificadas como /æ/. Os resultados também sugerem que a perceção precede a produção das vogais altas, uma vez que as taxas de correção elevadas relativas à identificação de /i/ e // não corresponderam a uma produção com distância euclidiana suficiente entre essas categorias no espaço acústico. Relativamente às vogais baixas, os participantes tenderam a perceber ambas as vogais como baixas o suficiente para serem consideradas /æ/, mas produziram-nas altas o suficiente para serem consideradas //.

Keywords : aprendizagem fonológica não-nativa; vogais do inglês; perceção; produção.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )