Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Diacrítica
versão impressa ISSN 0807-8967
Resumo
MUXIKA, Kepa Larrea. O tratamento do humor nos métodos de ensino de euscara para adultos. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.319-346. ISSN 0807-8967.
No ensino o humor aparentemente não tem espaço. A realidade, no entanto, demonstra o contrário, pois é necessário ter sentido do humor para enfrentar o estudo de uma segunda língua. Neste trabalho analisamos se o humor no ensino de euscara é um recurso com valor didático ou, simplesmente, cumpre uma função complementária para motivar os alunos. Partimos da seguinte hipótese: o humor, de alguma forma, está presente em todos os aspectos da vida, inclusive nas situações mais trágicas (humor negro). Em consequência, no ensino, o humor também pode desenvolver as mesmas funções e com características similares às que desenvolve nas demais situações sociais. O estudo do humor no ensino de euscara em adultos tem-se centrado na análise dos métodos utilizados no mesmo, partindo dos métodos gramaticais, passando pelos métodos diretos e estruturalistas até chegar às orientações comunicativas.
Palavras-chave : aprendizagem; euscara; ensino; aluno; segunda língua; humor.