SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Aspetos sociocognitivos da variação e da mudança semântica: haver e ter em estruturas de posseGrupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

AGUIAR, Micaela. Mecanismos não-verbais e paraverbais na construção do ethos em L’étranger de Albert Camus. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.377-405. ISSN 0807-8967.

Partindo do conceito de ethos, tal como é proposto pelo quadro teórico da Análise do Discurso, analisámos a construção do ethos ou imagem de si do protagonista da obra L’e´tranger de Albert Camus. Especificamente, centrámo-nos na correlação entre mecanismos não-verbais e paraverbais e estratégias discursivas ao serviço da heteroconstrução de um ethos disfórico do protagonista, no episódio do funeral da mãe do herói. Identificámos e analisámos mecanismos não-verbais diversos, tais como, o contacto ocular, o silêncio, a prosódia e a organização proxémica da interação. Concluímos que estes mecanismos sugerem um movimento de distanciação, física e emocional, que surge como consequência do confronto entre duas imagens concorrentes do protagonista: uma imagem estereotipicamente prevista de um filho em luto e a imagem do protagonista auto e heteroconstruída no seu discurso (um ethos disfórico).

Palavras-chave : ethos discursivo; ethos pré-discursivo; comunicação não-verbal; discurso literário; estereótipo; doxa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )