SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Non-verbal and paraverbal mechanisms in the construction of ethos on the novel The Stranger by Albert CamusThe onomasiological dictionary of chromatic phrases of fauna and flora author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Abstract

SANTOS, Rita; FREITAS, Maria João  and  VELOSO, João. Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.407-436. ISSN 0807-8967.

O presente artigo centra-se na exploração de possíveis correlações entre dois dos vários tipos de conhecimento linguístico recrutados em contexto educativo: o conhecimento fonológico implícito e o conhecimento ortográfico. Desta forma, este trabalho foca-se nas produções orais e escritas de dois tipos de sequências consonânticas em português europeu: os Ataques ramificados (sequências de obstruinte+líquida) e os grupos consonânticos tidos na literatura como grupos problemáticos (sequências de oclusiva+oclusiva, oclusiva+nasal, oclusiva+fricativa nasal+nasal, fricativa+oclusiva), produzidos por crianças monolingues a frequentar os 1o e 4o anos de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal.

Keywords : aquisição da linguagem; desenvolvimento fonológico; desenvolvimento ortográfico; complexidade silábica; Português Europeu.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )