SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2O 25 de abril na Galiza dos anos setenta: impactos e consequênciasTorre Bela e a "utopia louca de uma vida melhor": dois estudos transculturais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

OUTEIRINHO, Fátima. A receção da revolução dos cravos em França ou da descoberta de um novo rosto português: alguns contributos. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.33-48. ISSN 0807-8967.

A dimensão relacional entre a cultura portuguesa e a cultura francesa caracterizou-se no fio do tempo, já longo, por uma univocidade de atenção, de conhecimento e de importação de modelos produtivos. Muito embora possam então ser detetadas no fio do tempo presenças no imaginário francês que tomam Portugal por objeto, a verdade é que o desinteresse e desconhecimento face ao espaço luso são maioritários, no momento em que se dá em Portugal uma inesperada revolução. A Revolução de Abril será então ponto de viragem? Com o objetivo de refletir sobre perceções e representações da Revolução de Abril em França, consideraremos duas questões: o que pode a literatura traduzida e quais os ecos da Revolução na literatura francesa.

Palavras-chave : Relações culturais luso-francesas; Revolução dos Cravos; Imagens de Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )