SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2A receção da revolução dos cravos em França ou da descoberta de um novo rosto português: alguns contributosPerceções da revolução dos cravos na imprensa alemã: os exemplos de die zeit (rfa) e neues deutschland (rda) do 25 de abril de 1974 até à demissão de Spínola índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

ABREU, Georgina. Torre Bela e a "utopia louca de uma vida melhor": dois estudos transculturais. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.49-60. ISSN 0807-8967.

Para lá do seu caráter eminentemente político, o 25 de Abril de 1974 foi um momento de encontro de pessoas das mais diversas classes sociais e nacionalidades. Este aspeto parece não ser suficientemente realçado nos estudos sobre o momento refundador da democracia portuguesa. No entanto, ele constituiu um das dimensões mais interessantes do 25 de Abril, entendido como um movimento com uma forte componente cultural. Foi um momento de libertação de energia cívica, de consciencialização política, de mobilização e de diálogo transcultural. A ocupação da herdade de caça da Torre Bela, propriedade dos duques de Lafões, constituiu um desses momentos. O presente estudo discute precisamente esse diálogo transcultural, através da análise de dois testemunhos - e duas perceções diferentes - sobre a ocupação desta herdade ribatejana, em 1975: o da escritora alemã Helga M. Novak e do jornalista francês e professor universitário Francis Pisani. Helga Novak, pseudónimo de Maria Karlsdottir, publicou em 1976 a obra Die Landnahme von Torre Bela [A Ocupação da Torre Bela] e Francis Pisani publicou em 1977 Torre Bela On a Tous le Droit d’Avoir une Vie, [Torre Bela Todos Temos Direito a Ter uma Vida]. Estas duas visões são comparadas e é feita uma tentativa de explicação das diferenças encontradas.

Palavras-chave : 25 de Abril; diálogo transcultural; Francis Pisani; Helga Novak; ocupação; Torre Bela; utopia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )