SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Miguel de Unamuno: despertar de la conciencia española en el laberinto de saudade portuguesaA Confissão de Régio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

GUERREIRO, Emanuel. A Ideia de morte: do medo à libertação. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.169-197. ISSN 0807-8967.

Este estudo desenvolve uma reflexão sobre a ideia de Morte: desde a perspetiva de fim e dissolução, aliada à angústia e ao medo, até à visão de uma entrada noutro espaço, lugar de absoluta paz ou redenção, alcançando o absoluto, abordam-se, aqui, vários mitos associados à ideia de Morte e de que forma o homem estruturou o seu pensamento e a sua relação com o mistério do seu próprio desaparecimento. Desde os Gregos até à contemporaneidade, ler-se-á como a evolução da sociedade e a tomada de consciência do homem implicam uma estruturação mental da Morte face à individualidade e à mudança do corpo, portador, desde o nascimento, de um "ser-para-a-morte". Abordar-se-á, também, de que modo o ato de "dar-se a si próprio" a Morte, procurando a liberdade, é reflexo de uma atitude que questiona a sociedade.

Palavras-chave : Morte; vida; corpo; medo; liberdade; suicídio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )