SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Gonçalo M. Tavares, Leitor de Michel Foucault: Loucura e AnimalidadeNações, gerações e justiça climática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

GONZALEZ, German. El principio de responsabilidad y el principio de precaución: Hans jonas y la constitución de una ecoética. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.241-270. ISSN 0807-8967.

Estamos imersos em uma era tecnológica em que o ser humano tem o poder, e orgulha-se na vontade de dominar a natureza. É um poder de tais dimensões e implicações que necessita urgentemente de uma consciência ética diante da visível alteração e destruição gradual da biosfera. Tal magnitude do poder da ciência e da tecnologia, cuja promessa se tornou uma ameaça, precisa ser corrigida com princípios como a o da responsabilidade de Hans Jonas, ou com o princípio da precaução. O primeiro procura a responsabilidade para com o futuro da vida na Terra, o segundo fornece uma atitude de alerta para riscos e desastres que a atual civilização técnico-científica pode causar. Assim, entendemos que ambos são essenciais para a formação de uma ética necessária, uma Ecoética que esteja à altura do nosso tempo.

Palavras-chave : Hans Jonas; princípio de responsabilidade; princípio de precaução; Ecoética.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )