SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3A literatura intercultural: desafios e canonizaçãoEcos do holocausto na literatura portuguesa de potencial receção juvenil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

IBARRA, Noelia  e  BALLESTER, Josep. A construção da identidade através da adoção intercultural na literatura infantil e juvenil contemporânea. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.3, pp.103-120. ISSN 0807-8967.

A eclosão da multiculturalidade como tema na literatura infanto-juvenil nas últimas décadas faz surgir uma quantidade de títulos, de diferentes perspetivas, tópicos e, inclusivamente, personagens com determinados traços caraterísticos. Neste panorama, constata-se o progressivo protagonismo adquirido por uma temática: as adoções. A crescente procura por esta temática responde à assunção do papel da literatura, e por extensão, da educação literária, na construção, preservação e reprodução da identidade pessoal e coletiva. A nossa investigação pretende, em primeiro lugar, mostrar o interesse por uma nova temática na literatura cujo leitor modelo é o público infantil, refletido no aumento de títulos; em segundo, explicar de forma contextualizada o seu progressivo protagonismo e, por último, analisar de forma crítica e através do método comparativo uma seleção de textos representativos relativamente a uma das estratégias mais recorrentes: o binómio história-identidade.

Palavras-chave : identidade; literatura infanto-juvenil; educação literária e intercultural; adoção.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )