SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Ecos do holocausto na literatura portuguesa de potencial receção juvenilFiguras heroicas no Horto do Esposo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

PEREIRA, João Carlos Vitorino. Do Conto de Amaro ao Tratado das Ilhas Novas ou da Ilha de São Brandão à Ilha das Sete Cidades: a representação do mundo na idade média e no renascimento entre mito e realidade. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.3, pp.144-170. ISSN 0807-8967.

Queremos mostrar, através do Conto de Amaro que se inspira na lenda da ilha de São Brandão e do Tratado das Ilhas Novas, que uma narrativa mítica da Idade Média podia contaminar um texto de pendor científico do Renascimento, época em que o pensamento científico se constrói pouco a pouco e em que as lendas da Idade Média agitam os espíritos. O homem do Renascimento, mais do que nunca em busca de um éden insular, é herdeiro da cultura e do imaginário da Idade Média. No tempo dos descobrimentos do século XVI, a representação geográfica do mundo oscila ainda entre o mito e a realidade. O Tratado das Ilhas Novas tem sobretudo o interesse de estabelecer uma relação entre a lenda das Sete Cidades e a lenda do rei Rodrigo e de oferecer uma variante destas duas narrativas míticas das quais propõe, aliás, uma leitura bem portuguesa e até nacionalista.

Palavras-chave : narrativa mítica; utopia; éden insular.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )