SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Do Conto de Amaro ao Tratado das Ilhas Novas ou da Ilha de São Brandão à Ilha das Sete Cidades: a representação do mundo na idade média e no renascimento entre mito e realidadeO mundo pela arte: os sonhadores de Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski, e Ao arrepio, de Joris-Karl Huysmans índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

ESTEVES, Elisa Nunes. Figuras heroicas no Horto do Esposo. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.3, pp.171-180. ISSN 0807-8967.

Abundam no Horto do Esposo pequenas histórias, de natureza exemplar, protagonizadas por personagens de perfil heroico. Tendo em conta a natureza da obra e a vocação eminentemente didática da sua escrita, faz sentido que o discurso doutrinário se apoie em argumentos credíveis e em exemplos prestigiados. Daí o recurso muito frequente a pequenas narrativas marcadas pela vivacidade das aventuras e pela excelência dos seus heróis. Muitos deles são reis, têm por isso uma configuração específica dentro do vasto mundo dos heróis: o sopro épico que os anima e os traços cavaleirescos que os distinguem combinam-se com valores e qualidades espirituais superiores. Propomos apresentar um breve estudo sobre a especificidade das figuras heroicas no Horto e a morfologia das suas aventuras, recordando o prosador anónimo cisterciense do final do séc. XIV, que se deixou tomar pelo "prazer de narrar" (Rossi, 1979).

Palavras-chave : Horto do Esposo; heróis; exempla; aventura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )