SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3O mundo pela arte: os sonhadores de Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski, e Ao arrepio, de Joris-Karl HuysmansA imagem da mulher mítica na ginotopia médio-vitoriana: género e modo em The Princess (1847) de Alfred Tennyson índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

SA, Ana Paula dos Santos de. Todo lo cercano se aleja: Roberto Bolaño e Enrique Vila-Matas, da autoficção ao ‘espaço biográfico’. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.3, pp.201-228. ISSN 0807-8967.

Este artigo aborda a questão das poéticas de Bolaño e de Vila-Matas no que tange à denominada ‘autoficção’. A partir de um questionamento da associação de determinados títulos dos autores a tal artifício literário, desenvolve-se uma reflexão acerca da relação da obra com seu exterior na contemporaneidade, destacando assim algumas das implicações da relação estabelecida pelo chileno e pelo catalão com o universo midiático. Para além de um olhar aos contornos da escrita híbrida desenvolvida por ambos os autores, ressaltam-se suas inscrições no que Leonor Arfuch (2010) entende por "espaço biográfico", a fim de elucidar a possível origem da crescente assimilação, por parte da crítica, de seus personagens-escritores às suas próprias figuras / biografias.

Palavras-chave : Roberto Bolaño; Enrique Vila-Matas; Autoficção; Espaço biográfico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )