SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3A imagem da mulher mítica na ginotopia médio-vitoriana: género e modo em The Princess (1847) de Alfred TennysonDo retrato e da ausência: Vasco Graça Moura & Noé Senda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Diacrítica

versión impresa ISSN 0807-8967

Resumen

SA, Jorge Rosas Godoy de. Ação...: Poética em Huidobro. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.3, pp.251-273. ISSN 0807-8967.

Huidobro era um transgressor de barreiras sociais e culturais que subverteu o período histórico nacional e a sua estética. A fundação de Acción. Diario de Purificación Nacional marcou a sua aparição cultural e sociopolítica na Vanguarda Chilena de 1925. No entanto, ele tinha antecipado este cenário com a atmosfera deste período já presente na sua poesia, sem separar a modernidade da miséria global da humanidade e empenhando-se na regeneração sociocultural através da Arte. Este ensaio pretende desvendar este contexto mediante uma revisitação da sua poesia com base na História Literária, guiando-se não pelo Creacionismo mas sim pelo conceito mais amplo de Vanguarda Hispano-americana, capaz de compreender melhor a sua atuação cultural e estética.

Palabras clave : Vanguarda Chilena de 1925; poesia; Acción; regeneração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )