SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3O rosto da linha Ana HatherlyAs estórias dentro da história: construções ambíguas da memória em O Olho de Hertzog de João Paulo Borges Coelho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

OLIVEIRA, Célia. Uma visão geral da produção teatral de Roy Williams (1995-2010). Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.3, pp.309-329. ISSN 0807-8967.

Este artigo pretende dar uma perspetiva global do trabalho dramático de Roy Williams. O dramaturgo iniciou a sua carreira em salas alternativas e foi ganhando visibilidade, movendo-se para salas de teatro do mainstream. No início da sua carreira, Williams escreveu peças que mostravam a sua preocupação com problemáticas relativas às primeira e segunda gerações de imigrantes na Grã-Bretenha. As suas peças seguintes tratam da questão da construção da identidade britânica, numa perspectiva negra. As outras peças discutem as atuais configurações da nação britânica. O trabalho de Williams trouxe para o palco um conjunto de temas que refletem áreas ainda por explorar no teatro britânico, tais como o racismo e histórias de comunidades negras locais. Por isso, a produção dramática de Williams explora aspetos fulcrais da Grã-Bretanha multiracial, assim como temas levantados pelo multiculturalismo.

Palavras-chave : Negro; Britânico; Diáspora; Multiculturalismo; Pós-colonial; Teatro.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )