SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1A palavra do manuscrito: de regresso ao mais antigo texto literário em portuguêsA nova ortografia tem 25 anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Diacrítica

versión impresa ISSN 0807-8967

Resumen

MONTEAGUDO, Henrique. Variação scriptolinguística e estratigrafia comparada de a e b: achegas à proto-tradição manuscrita dos cancioneiros galego-portugueses. Diacrítica [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.472-497. ISSN 0807-8967.

No presente contributo estuda-se uma série de variáveis scriptolinguísticas que se registam nos cancioneiros da Ajuda (A 1- A 110) e da Biblioteca Nacional (B 37- B 223): oer/ ouver e nullo/ nulho em B; vus (por vós, sujeito) e (con)vusco / (con)vosco em A e cuitar-cuita / coitar-coita em A e B. Em todos estes casos, as variantes anómalas acham-se concentradas no setor inicial de cada um dos cancioneiros. Com base aos resultados obtidos e às observações já apontadas noutros estudos (Ramos 2008), revê-se a hipótese formulada por Oliveira (1994), segundo a qual nos inícios do processo de constituição da tradição manuscrita existiu um Cancioneiro dos cavaleiros. Pola nossa parte, julgamos que os nossos resultados permitem postular a existência, prévia a este, dum Cancioneiro primitivo que conteria composições de Fernan Rodriguez de Calheiros, Vasco Fernandez de Praga, Johan Soarez Somesso, Pay Soarez de Taveiros e Martim Soarez.

Palabras clave : galego-português; lírica trobadoresca; variação scripto-lingüística; tradição manuscrita; cancioneiro dos cavaleiros.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons