SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Legitimating Property Rights in a Property-Owning Democracy: Labour, Efficiency and Liberty índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

HAZENBERG, Haye. Property-Owning Democracy And Global Justice. Diacrítica [online]. 2015, vol.29, n.2, pp.29-40. ISSN 0807-8967.

Como justificar a democracia de proprietários a partir de uma perspectiva fundada na justiça global? Este breve artigo esboça um conjunto diverso de justificações internas para a democracia de proprietários e relaciona-as com recentes desenvolvimentos no estudo da desigualdade e comércio internacionais. Conclui-se que não só não existe uma oposição entre as reivindicações por justiça distributiva a nível global e doméstico, como estas podem ser entendidas como complementares. Ao passo que uma economia aberta é a melhor garantia para que prossiga o aumento do nível de vida nos países pobres e o declínio da desigualdade global, o aumento da desigualdade doméstica ameaça pôr em causa o projecto de uma economia globalmente conexionada. Propõe-se a democracia de proprietários, tal como defendida por Rawls, como um correctivo oportuno au aumento da desigualdade doméstica, e como a melhor via, por comparação com o Estado de bem-estar social capitalista e com o socialismo liberal, para a obtenção de uma maior justiça distributiva a nível global..

Palavras-chave : democracia de proprietários; globalização; desigualdade; comércio internacional; combate à pobreza; justiça distributiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons