29 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Diacrítica

 ISSN 0807-8967

LIMA, Erickaline Bezerra de    CIOTTI, Naira Neide. Censura no teatro brasileiro e o arquivo - perdoa-me por me traíres de Nelson Rodrigues: uma análise a partir de jacques derrida. []. , 29, 3, pp.98-120. ISSN 0807-8967.

^lpt^aProblematizando a noção de arquivo a partir de Jacques Derrida, revisitaremos o trajeto histórico da censura no teatro brasileiro e do processo censório da peça teatral Perdoa-me por me traíres do dramaturgo brasileiro Nelson Falcão Rodrigues - processo disponibilizado pelo Arquivo Miroel Silveira (AMS / USP). Exploraremos nessa relação os paradoxos e os conceitos que atravessam o arquivo para compreender as ações censórias que trouxeram para si obras teatrais e, ainda, intencionaram agir diretamente sobre elas, solicitando cortes e mudanças diversas - algo que nos permite considerar a ideia de dupla autoria presente no embate artista versus censura. Com isso, o efeito de abrir o arquivo por meio de conceitos derridanianos é se confrontar com verdades antes não pensadas em torno da censura enquanto arquivo, ampliando a dimensão histórica envolvida e igualmente da nossa capacidade de analisa-lo.^len^aQuestioning the file notion from Jacques Derrida, we revisit the history of censorship in Brazilian theater and the censorial process concerning the play Forgive me for You betraying me by the Brazilian playwright Nelson Falcão Rodrigues, with material provided by Miroel Silveira Archive (AMS / USP). The article aims to explore the paradoxes and concepts that characterize the file in order to understand the censorship actions against theatre plays and the attempts to intervene directly, prompting cuts and several changes - that allows us to consider the idea of dual authorship in the clash artist versus censorship. Thus, the effect of opening the file applying a Derridarian view means to be confronted with facts previously not taken into account about censorship as a file, expanding the historical dimension involved and also our ability of its analysis.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License