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Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

MARTINS, Anna Júlia Karini  e  FARIAS, Letícia Stander. A pesquisa em inteligibilidade de fala e sua relevância para o ensino de pronúncia do inglês. Diacrítica [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.67-81. ISSN 0807-8967.

Com base nas necessidades e objetivos dos aprendizes de inglês como língua estrangeira e em estudos anteriores acerca do tema, este estudo visa a relacionar resultados de pesquisa em inteligibilidade com o ensino de pronúncia. Por meio de gravações de quatro rodas de conversa entre falantes brasileiros e ouvintes nativos de língua inglesa, com e sem familiaridade com a língua portuguesa, e da análise de questionários respondidos pelos ouvintes, investigou-se e confirmou-se a relevância da familiaridade do ouvinte com a língua materna do seu interlocutor. Além disso, verificou-se que a exposição a diferentes sotaques do inglês é uma variável que, de acordo com a percepção dos ouvintes, facilita a interação.

Palavras-chave : inglês; inteligibilidade; pronúncia; familiaridade; ensino.

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