SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Utilização de técnicas eletroquímicas na avaliação da porosidade de camadas fosfatizadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Corrosão e Protecção de Materiais

versión impresa ISSN 0870-1164

Resumen

MELATO, A. I.; FUNDO, A. M.  y  ABRANTES, L. M.. Comportamento de ânodos de aço em meio alcalino. Corros. Prot. Mater. [online]. 2006, vol.25, n.4, pp.108-113. ISSN 0870-1164.

Estuda-se o comportamento dos aços inox AISI 301, 310 e 316 em soluções fortemente alcalinas, pela análise das respostas à polarização desde o potencial de circuito aberto à região de libertação de oxigénio. Verifica-se corrosão/dissolução destes materiais no intervalo -0,20 a -0,05 V vs. ESC seguida da formação de óxidos que não passivam efectivamente a superfície. Mostra-se que para aumentar a estabilidade do aço 316, a polarização a 0,50 V vs. ESC, tem de ser prolongada (superior a 5h). Para melhorar o desempenho do aço inox em meio alcalino, apresenta-se uma metodologia alternativa consistindo na modificação da superfície por deposição anódica de óxidos metálicos, ilustrada para o caso da solução conter Pb(II) que, a 0,35 V vs. ESC, origina um filme de Pb3O4 e a-PbO2.

Palabras clave : Aço inox; meio alcalino; óxidos metálicos; deposição anódica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )