SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4The study of high temperature oxidation by surface analytical techniques author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Corrosão e Protecção de Materiais

Print version ISSN 0870-1164

Abstract

FRAGATA, Fernando; ORDINE, Alberto P.; AMORIM, Cristina C.  and  FERRAZ, Olga. Ensaios de aderência de esquemas de pintura pelo método de tração (pull-off): Avaliação de fatores que influenciam os resultados. Corros. Prot. Mater. [online]. 2008, vol.27, n.4, pp.122-129. ISSN 0870-1164.

A medição de aderência dos revestimentos por pintura pelo método de tração (pull-off), segundo as normas ASTM D 4541 ou ISO 4624, tem sido muito utilizada no campo da proteção anticorrosiva. Trata-se de um método que, além de medir a tensão de ruptura, permite identificar a natureza da falha de aderência. Entretanto, alguns fatores inerentes ao ensaio podem influenciar os resultados. No presente trabalho apresentam-se os resultados de um estudo, realizado de forma conjunta por quatro laboratórios, dentro do qual se avaliou a influência da espessura da chapa de aço (3 mm e 9 mm), bem como do tipo de equipamento, nos valores da tensão de ruptura, em três esquemas de pintura com características físico-químicas diferentes. Concluiu-se que, nas chapas de 3 mm de espessura, independente do tipo de equipamento, os valores são muito inferiores aos obtidos com chapas de 9 mm de espessura. Observou-se ainda que equipamentos diferentes podem conduzir a resultados também bastante diferentes.

Keywords : Aderência; Esquemas de Pintura; Método de Tração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )