SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Micro-Sensores Potenciométricos e Amperométricos para o Estudo da CorrosãoDesempenho anticorrosivo de esquemas de pintura com tintas primárias em pó pigmentadas com zinco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Corrosão e Protecção de Materiais

versión impresa ISSN 0870-1164

Resumen

COSTA, S. A.; PIMENTA, G.  y  FONSECA, I. T. E.. Influência do acabamento superficial no comportamento electroquímico dos aços DIN 1.4404 e DIN 1.4410. Corros. Prot. Mater. [online]. 2009, vol.28, n.2, pp.48-54. ISSN 0870-1164.

É do conhecimento geral que os valores do potencial de ruptura da passivação (Eb) e do potencial em circuito aberto (Eocp) são parâmetros importantes para avaliar a resistência à corrosão dos materiais metálicos. Contudo, pelo menos no que se refere a aços inoxidáveis a literatura apresenta resultados muito divergentes. Vários factores poderão contribuir para a referida diversidade de valores, entre eles, o acabamento ou tratamento final da superfície. Este estudo pretende avaliar a influência do acabamento superficial na rugosidade média (Ra), tensão residual (t) e resposta electroquímica dos aços em estudo. De modo a serem atingidos os objectivos foram preparadas amostras de ambos os aços com diferentes acabamentos com lixas de SiC, sendo efectuadas medidas de rugosidade, de tensão residual e realizados ensaios electroquímicos de polarização potenciodinâmica. Os ensaios electroquímicos foram realizados na célula Avesta com amostras de ambos os aços com diferentes acabamentos superficiais, em soluções aquosas de NaCl 1 M e MgCl2 0,5 M. Das medidas efectuadas conclui-se que não há uma variação significativa nos valores de Eocp e Eb com o aumento da rugosidade média para os dois aços em estudo, tanto no meio de cloreto de sódio como no meio de cloreto de magnésio. Pelo que se conclui que o tratamento final e composição da solução, no que se refere ao catião, não afectam significativamente os parâmetros electroquímicos.

Palabras clave : DIN 1.4404; DIN 1.4410; Acabamento Superficial; Parâmetros Electroquímicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )