SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Avaliação da Resistência à Corrosão e das Propriedades Mecânicas do Aço Inoxidável Martensítico Contendo 15% de Crómio em Meio de H2S e CO2 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Corrosão e Protecção de Materiais

versión impresa ISSN 0870-1164

Resumen

CABRITA, Joana F.; VIANA, Ana. S.  y  ABRANTES, Luísa M.. Protecção de Superfícies de Cobre por monocamadas auto-montadas de ácidos fosfónicos. Corros. Prot. Mater. [online]. 2010, vol.29, n.4, pp.114-119. ISSN 0870-1164.

A formação e as propriedades de protecção contra a corrosão de monocamadas auto-montadas (SAMs) em metais não-nobres como o cobre, contendo uma cadeia alquilo longa (decano) e fosfonato como grupo de ligação à superficie são descritas neste trabalho. SAMs estáveis e densas foram obtidas em cobre nu e no metal depois de oxidação electroquímica controlada, realizada com o objectivo de criar diferentes tipos de filmes finos de óxidos de cobre, simulando diversas situações possíveis. As propriedades dos eléctrodos modificados foram avaliadas recorrendo a técnicas de caracterização de superfície (medidas de ângulo de contacto e microscopia de força atómica). A influência de cada tipo de óxido de cobre na eficiência da protecção das SAMs foi também analisada a partir de estudos comparativos de curvas de polarização realizadas em cloreto de sódio.

Palabras clave : Cobre; Óxidos de Cobre Anodicamente Formados; Monocamadas Auto-Montadas de Ácidos Alcano-Fosfónicos; Ângulos de Contacto; Microscopia de Força Atómica; Curvas de Polarização.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )