SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Degradação e proteção superficial da madeira em exterior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Corrosão e Protecção de Materiais

versión On-line ISSN 2182-6587

Resumen

SANTOS, C. et al. Ensaios de corrosão sob tensão do aço api 5l x70 em meio de etanol. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.1, pp.19-23. ISSN 2182-6587.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a corrosão sob tensão do aço API 5L X70 em meios de etanol de diferente proveniência: etanol anidro P.A., etanol da cana de açúcar (distintos lotes de uma refinaria) e etanol de milho. Nos ensaios utilizaram-se corpos de prova com entalhe em V, sob reduzida taxa de deformação (1,0x10-5mm.s-1), e atmosferas de nitrogênio ultrapuro e ar sintético superseco. As fraturas dos corpos de prova foram caracterizadas por microscopia eletrónica de varrimento (MEV). A análise simultânea das curvas de carga (kgf ) versus extensão (%) e das micrografias das fraturas mostrou o seguinte quanto à CST: 1) o etanol anidro P.A. comporta-se como inerte; 2) o etanol da cana de açucar manifesta uma ligeira ação agressiva, particularmente para a atmosfera de ar sintético; 3) o etanol de milho bastante agressivo na atmosfera de ar sintético.

Palabras clave : Etanol; Corrosão sob Tensão; Aço API 5L X70.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )