SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Optimization of an Epifluorescence Microscopy Technique for rapid quantification of bacteria asociated to corrosion products in produced water author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Corrosão e Protecção de Materiais

Print version ISSN 0870-1164

Abstract

ARAUJO, L. et al. Efeito de biocidas na corrosão induzida microbiologicamente do aço duplex em água de produção de petróleo. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.4, pp.108-114. ISSN 0870-1164.

A utilização de biocidas tem sido uma das estratégias adotadas para o controle de microrganismos em sistemas aquosos, a fim de impedir a corrosão induzida microbiologicamente (MIC). Este trabalho teve como objetivo avaliar a ação de três biocidas comerciais - sulfato de tetrakis hidroximetil fosfônico (THPS), combinação de sais quaternários de amônio (QUATs) e THPS+QUATs - em água de produção para diferentes concentrações dos biocidas (50 e 100 ppm). A eficácia dos biocidas foi realizada contra populações planctônicas e sésseis de bactérias heterotróficas aeróbias (BHA), produtoras de ácido aeróbias e anaeróbias (BPAA, BPAAn) e redutora de sulfato (BRS). Com exceção das BRS, o THPS não apresentou toxicidade contra as BHA, BPAA e BPAAn em nenhuma das condições testadas. Os biocidas QUATs e THPS+QUATs causaram inibição do crescimento de todos os grupos bacterianos, nas duas concentrações ensaiadas. Na presença de microrganismos o potencial dos corposde- prova variaram para valores negativos e quando aplicado 100 ppm do biocida THPS+QUATs, os potenciais alcançaram um platô de estabilização.

Keywords : Biocidas; Aço Duplex; Corrosão Induzida Microbiologicamente (MIC); Bactérias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )