SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Otimização de uma técnica de microscopia de epifluorescência para a quantificação rápida de bactérias associadas a produtos de corrosão em água de produção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Corrosão e Protecção de Materiais

versión impresa ISSN 0870-1164

Resumen

ARAUJO, L. et al. Efeito de biocidas na corrosão induzida microbiologicamente do aço duplex em água de produção de petróleo. Corros. Prot. Mater. [online]. 2013, vol.32, n.4, pp.108-114. ISSN 0870-1164.

A utilização de biocidas tem sido uma das estratégias adotadas para o controle de microrganismos em sistemas aquosos, a fim de impedir a corrosão induzida microbiologicamente (MIC). Este trabalho teve como objetivo avaliar a ação de três biocidas comerciais - sulfato de tetrakis hidroximetil fosfônico (THPS), combinação de sais quaternários de amônio (QUATs) e THPS+QUATs - em água de produção para diferentes concentrações dos biocidas (50 e 100 ppm). A eficácia dos biocidas foi realizada contra populações planctônicas e sésseis de bactérias heterotróficas aeróbias (BHA), produtoras de ácido aeróbias e anaeróbias (BPAA, BPAAn) e redutora de sulfato (BRS). Com exceção das BRS, o THPS não apresentou toxicidade contra as BHA, BPAA e BPAAn em nenhuma das condições testadas. Os biocidas QUATs e THPS+QUATs causaram inibição do crescimento de todos os grupos bacterianos, nas duas concentrações ensaiadas. Na presença de microrganismos o potencial dos corposde- prova variaram para valores negativos e quando aplicado 100 ppm do biocida THPS+QUATs, os potenciais alcançaram um platô de estabilização.

Palabras clave : Biocidas; Aço Duplex; Corrosão Induzida Microbiologicamente (MIC); Bactérias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )