35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Corrosão e Protecção de Materiais

 ISSN 0870-1164 ISSN 2182-6587

TISSOT, Isabel; MONTEIRO, Olinda C.; BARREIROS, Maria Alexandra    GUERRA, Maria Filomena. A corrosão atmosférica de objectos em prata com pátina: um desafio para a conservação e restauro. []. , 35, 2, pp.15-19. ISSN 0870-1164.  https://doi.org/10.19228/j.cpm.2016.35.05.

A aplicação de pátinas em objetos de prata, para produzir uma superfície de cor acinzentada a preta, é uma técnica de decoração frequentemente utilizada por ourives. A pátina é obtida por aplicação de uma solução, normalmente à base de compostos de enxofre, formando um revestimento constituído por compostos de prata e enxofre. Sendo estes compostos semelhantes aos produtos de corrosão atmosférica da prata, a conservação de objetos corroídos em prata com pátina levanta questões relacionadas com a incompatibilidade de tratamentos, resultantes da semelhança entre os compostos formados intencionalmente e os da corrosão atmosférica. Para definir tratamentos de conservação específicos, é fundamental caracterizar as superfícies com pátina e com pátina corroída. Neste estudo, amostras de prata sterling com pátina foram corroídas por imersão numa solução contendo sulfuretos. A caracterização das superfícies com pátina antes e após corrosão foi realizada por espectrofotometria de UV-Vis, difração de raios-X e por microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria de raios-X dispersiva em energia. Os resultados revelaram que a corrosão das amostras de prata sterling com pátina compreende a dissolução da pátina seguida da formação de produtos de corrosão com composições e morfologias distintas contendo sulfuretos de prata e sulfuretos de cobre.

: Liga de Prata; Pátina; Corrosão Atmosférica; Conservação.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License