SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Intercepção da Precipitação em Árvores Isoladas de Quercus rotundifolia LamCaracterização Molecular de Proveniências de Pinus pinea L. por RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

FREITAS, Maria Isabel Carrasquinho de. Propagação Vegetativa de Sobreiros Seleccionados. Silva Lus. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp.17-52. ISSN 0870-6352.

O objectivo deste trabalho consistiu em avaliar a possibilidade de propagar vegetativamente sobreiros adultos de forma a desenvolver uma metodologia a aplicar num programa de melhoramento genético. Estudou-se a enxertia homoplástica de gomo para rejuvenescimento de sobreiros seleccionados e a estacaria para a sua multiplicação massal. Na sequência da enxertia reproduziram-se, para parques de clones, 46 sobreiros. Setembro revelou-se como a época mais favorável, comparativamente a Junho/Julho. Em termos de estacaria, a temperatura do substrato e o mês de colheita revelaram-se importantes fontes de variação na multiplicação de material juvenil. O enraizamento mais elevado foi obtido em Agosto num substrato a 28°C (57,0%). A duração do enraizamento influenciou a resposta do material enxertado, sendo o período de quatro meses o mais favorável (16,4%). As estacas de plantas rejuvenescidas necessitam de concentração de IBA mais elevada (1%) que as de plantas jovens (0,5%). A diminuição do enraizamento com a idade de enxertia mostrou que a gestão de um parque de clones implica uma produção dinâmica de pés-mães. Desta forma, a multiplicação de sobreiros adultos afigura-se viável, recorrendo à criação de parques de clones, obtidos por enxertia, como fonte de material a ser reproduzido em massa por estacaria.

Keywords : Quercus suber L.; propagação vegetativa; estacaria; enxertia de gomo; clones.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )