SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Caracterização Molecular de Proveniências de Pinus pinea L. por RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA)Avaliação Indirecta da Carga de Combustível em Pinhal Bravo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

MOREIRA, Adelina M.  e  FONSECA, Teresa F.. Tabela de Produção para o Pinhal do Vale do Tâmega. Silva Lus. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp.63-71. ISSN 0870-6352.

Com base em dados recolhidos em parcelas de amostragem instaladas na região do Vale do Tâmega, procedeu-se ao desenvolvimento de tabelas de produção para o pinheiro bravo. As variáveis de controlo do modelo de produção dizem respeito ao índice de qualidade e ao factor de espaçamento de Wilson. O diâmetro médio e o volume do povoamento antes do desbaste são determinados através de equações com estrutura semelhante às propostas por HALL e MARTINS (1986) para a região Centro Litoral. O diâmetro médio do povoamento secundário é estimado a partir do diâmetro médio do povoamento antes do desbaste, do número de árvores removidas e da razão entre o número de árvores removidas e o número de árvores em pé. A equação estabelecida para avaliação do volume retirado em desbaste é função do diâmetro médio e do número de árvores removidas. A produção total é calculada a partir do conhecimento do volume dos povoamentos principal e secundário e, com base naquele valor, são determinados os acréscimos corrente e médio anual. Os resultados encontram-se discriminados em três tabelas, de acordo com o nível de qualidade considerado (inferior, médio e superior).

Palavras-chave : modelo de produção; silvicultura média; pinheiro bravo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )