SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The Viscosity of Aqueous Suspensions of Cellulose Fibres: Part 2. Influence of Temperature and Mix FibresSB-BACO4: A Gompertzian Discrete Model for Tree Competition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

FREIRE, João; TAVARES, Mário  and  CAMPOS, José. Ritmos de Crescimento das Espécies Pinus pinaster, Acacia melanoxylon e Acacia dealbata nas Dunas do Litoral Norte e Centro. Silva Lus. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp.67-76. ISSN 0870-6352.

São consideráveis os ritmos de crescimento das acácias nas dunas litorais do continente Português. Aqui elas concorrem com o pinheiro bravo na ocupação espacial e em crescimento. Este trabalho apresenta os resultados dum estudo comparativo dos ritmos de crescimento, em diâmetro, altura total e volume total sobre pau, de árvores dominantes daquelas espécies, e pretende reflectir também os seus potenciais de produção lenhosa na região. O estudo demostrou que a quantidade de lenho sobre pau produzido pelas acácias, em especial pela A. dealbata até aos 20 anos de idade, é muito semelhante à verificada pelo pinheiro bravo. No entanto, e às mesmas idades, este atinge maiores diâmetros, enquanto as acácias alcançam superiores alturas totais. Por isso, mesmo tendo que considerar que o padrão de condução a que estas estão sujeitas não tem em vista a produção de madeira para serrar ou para pasta de papel, podem elas ser consideradas espécies concorrentes do pinheiro bravo para esse fim, na mesma área e para o mesmo volume de lenho. Assim, e apesar de se estar perante um estudo com carácter preliminar e exploratório há, desde já, lugar a entender-se que aquelas espécies possam ser encaradas de forma diferente da mais vulgar - como espécies invasoras, mas antes como espécies florestais comuns. E isto naturalmente tendo em conta, tanto quanto o devemos fazer relativamente a quaisquer outras, as suas características, comportamentos peculiares, potenciais produtivos e enquadramentos ecológicos. Tudo isto no sentido de delas sempre retirar o partido mais conveniente. Tentando eliminá-las sempre que conveniente, controlando-as quando necessário e cultivando-as sempre que possível. Esta análise deverá vir a ser efectuada considerando uma maior grandeza amostral e indivíduos com idade superior.

Keywords : dunas litorais; pinheiro bravo; acácias; árvores dominantes; crescimento.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )