SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Perfil da Árvore de Pinheiro Bravo do Litoral Português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

MADRIGAL, J. et al. Resposta a Curto Prazo da Regeneração Após Incêndio de Pinus pinaster Ait. por Efeito de Desbastes Mecanizados Intensos. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.1-14. ISSN 0870-6352.

Um povoamento de Pinus pinaster em "Monte Fraguas" (Guadalajara, Centro de Espanha) afectado em 1992 por um incêndio florestal, foi seleccionado em 1999 para estudar o efeito de duas intensidades de desbaste e roça mecanizada sobre o crescimento e produção de pinhas por indivíduo. Apresentam-se os resultados obtidos nos dois anos posteriores à realização dos tratamentos. Os crescimentos em diâmetro, quer da base do tronco quer a 50 cm de altura, assim como da copa, foram significativamente maiores nas parcelas tratadas do que nas testemunhas. Assim decorridos dois anos, os resultados mostram que nas parcelas tratadas o diâmetro da base do tronco aumentou 76% enquanto que nas testemunhas apenas aumentou 31%. O diâmetro da copa, nas parcelas tratadas, aumentou 46% face a 15% nas parcelas testemunha. A produção média de pinhas por árvore também foi significativamente mais elevada nas parcelas tratadas do que nas testemunhas. Quanto ao crescimento em altura total, no primeiro ano foi significativamente menor (18%) nas parcelas tratadas, embora este efeito não se tenha mantido no segundo ano.

Palavras-chave : pinheiro bravo; incêndio florestal; tratamento silvícola; variáveis dendrométricas.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )