SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Short-Term Response of Post Fire Regeneration in Pinus pinaster Ait. Forest to Very Heavy Mechanical of SeedlingsDistribution, Ecology and Population Structure of Euphorbia monchiquensis, an Endemism in Southern Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

TAVARES, Mário  and  CAMPOS, José. Perfil da Árvore de Pinheiro Bravo do Litoral Português. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.15-23. ISSN 0870-6352.

A Pinus pinaster Aiton é uma espécie bem adaptada às areias do litoral oeste Português. A silvicultura desta espécie em povoamentos equiénios e de alto fuste origina árvores de grandes dimensões com características tecnológicas singulares. Nos povoamentos de pinheiro bravo os desbastes pelo baixo e selectivos, promovem a segregação das árvores em três estatutos hierárquicos principais - dominada, média e dominante. Estes estatutos, a idade das árvores e o compasso, a proveniência e a desrama artificial efectuada nas fases mais jovens dos povoamentos, têm alguma influência na repartição dimensional do perfil da árvore em três partes, relativamente à presença e vitalidade da copa - copa viva e morta e tronco limpo. Uma amostra de 96 árvores provenientes de três matas do litoral oeste Português foi equitativamente repartida por aqueles três estatutos e utilizada para avaliar as suas dimensões médias e para modelar a sua relação com aqueles factores. Os principais resultados são que (a) a dimensão da copa viva aumenta com o estatuto da árvore no povoamento, (b) para uma dada idade, o estatuto da árvore não determina diferenças significativas na profundidade de copa morta, e (c) a profundidade de tronco limpo atinge valores mais elevados nas árvores médias. Também que (d) a profundidade de copa viva se revela independente da proveniência e da hierarquia, (e) as árvores da região litoral norte apresentam as maiores profundidades de copa, (f) as árvores dominantes tendem a apresentar menores profundidades de tronco limpo e que (g) a desrama artificial deve aplicar-se o mais alto possível no toro da base.

Keywords : Pinus pinaster; idade; espaçamento; estatuto; perfil da árvore.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )