SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Variability of Growth and Form of 8 Years Provenances of Pinus pinaster in Mata Nacional do EscaroupimThe Effect of Located Subsoil Mobilisation Versus Continuous Subsoil Mobilisation on Soil Properties and Plant Response in Young Forest Plantations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

FONSECA, Felícia; GUERRA, Alzira  and  NOGUEIRA, Clotilde. Efeito da Substituição de Espécies Florestais nos Horizontes Orgânicos e Características Químicas do Solo. Silva Lus. [online]. 2004, vol.12, n.2, pp.183-190. ISSN 0870-6352.

Com o presente trabalho pretende-se avaliar a influência da substituição de áreas de Quercus pyrennaica, que constitui a vegetação climácica da Serra da Nogueira, situada no Nordeste de Portugal, pela espécie Pseudotsuga menziesii, em algumas características químicas do solo. Para o efeito, seleccionaram-se três áreas de amostragem em zonas adjacentes com condições edafo-climáticas idênticas: uma de Quercus pyrennaica (QP), representativa da situação inicial, uma de Pseudotsuga menziesii com 40 anos (PM40) e uma de Pseudotsuga menziesii com 15 anos (PM15). Em cada área de amostragem, elegeram-se de forma aleatória 10 locais, onde se recolheu material orgânico numa área de 0,25 m2 e amostras de solo nas profundidades 0-5 cm, 5-10 cm e 10-20 cm, em cada um dos locais. Os resultados indicam que a acumulação de resíduos orgânicos é mais elevada nos solos sob as resinosas (PM40 e PM15), que sob a folhosa (QP). Quando se comparam as concentrações em elementos minerais nos resíduos dos horizontes orgânicos, observam-se menores concentrações para a espécie PM15, o que se reflecte nas características químicas do solo, desenvolvido sob aquela espécie, com maior acidez e menor teor em carbono, azoto, potássio e bases de troca, principalmente, nas camadas mais profundas. Entre o solo desenvolvido sob PM40 e o solo na situação inicial (QP) as diferenças são menos notórias, o que parece indicar que os efeitos produzidos pela espécie introduzida tendem a diluir-se no tempo.

Keywords : Quercus pyrennaica; Pseudotsuga menziesii; resíduos orgânicos; nutrientes.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )