SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Desenvolvimento de Um Índice de Selecção de Proveniências de Pinus pinaster Aiton aos 8 Anos, na Mata Nacional do EscaroupimClassificação das Cortiças para a Produção de Rolha, Recorrendo a um Critério Objectivo. Parte III - As Rolhas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

VALDIVIESSO, Teresa  e  COSTA, Rita Lourenço da. Polinizações Controladas em Castanea spp. e Caracterização da Descendência e Progenitores por Microsatélites. Silva Lus. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp.23-31. ISSN 0870-6352.

O presente estudo apresenta os primeiros resultados obtidos em polinizações controladas, efectuadas para a produção de populações de híbridos entre progenitores resistentes às doenças da tinta e cancro (Castanea crenata Sieb. & Zucc e Castanea mollissima Blume) e progenitores susceptíveis (Castanea sativa Mill), para mapeamento de genes de resistência a doenças provocadas por fungos. A escolha das cultivares (progenitores femininos) resultou de uma selecção, visando as de maior interesse económico e a escolha dos progenitores masculinos (C. crenata e C. mollissima) foi baseada na resistência às doenças. Para um total de 68 isolamentos, realizados em 4 cultivares, polinizaram-se cerca de 408 flores. A produção total de sementes híbridas foi de 21 frutos. Estas sementes foram germinadas resultando 11 plantas. Foi extraído DNA dos progenitores bem como da descendência, aplicados microsatélites nucleares e foi analisada a herança dos loci para os diferentes microsatélites entre progenitores e a descendência.

Palavras-chave : castanheiro; polinizações controladas; resistência a fungos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )