SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Um Programa para a Gestão dos Recursos Genéticos de Árvores Florestais nas Ilhas dos AçoresAlterações nas Comunidades de Coleópteros Carabídeos após Fogo Controlado e o Uso destes Insectos como Potenciais Bio-Indicadores na Avaliação dos Efeitos do Fogo em Regiões Mediterrânicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Silva Lusitana

versión impresa ISSN 0870-6352

Resumen

CARVALHO, João P. F.. Curvas de Classes de Qualidade da Estação para Povoamentos de Carvalho-Negral (Quercus pyrenaica) Willd.. Silva Lus. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp.75-84. ISSN 0870-6352.

Neste trabalho estabelecem-se curvas de classe de qualidade da estação para povoamentos de Carvalho-negral (Quercus pyrenaica Willd.) a partir de um modelo de crescimento em altura dominante desenvolvido para a espécie. Segue-se o método das equações algebricamente às diferenças com todos os possíveis intervalos de crescimento. São definidas 5 classes de qualidade, a variar entre os 7,0 e 22,0 m de altura à idade de referência de 50 anos, constatando-se a existência de uma ampla variação do índice de qualidade. Fornece-se uma forma para a estimação da idade total das árvores dominantes a partir da idade ao nível do diâmetro, e verifica-se que o número de anos necessários para atingir esse nível é independente da qualidade da estação.

Palabras clave : Quercus pyrenaica Willd; qualidade das estações; crescimento da altura dominante.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )