SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Atributos Morfológicos dos Sistemas Radiculares e do Crescimento de Plântulas de Três Espécies de PistaciaAjustamento Simultâneo de Equações de Biomassa de Pinheiro Manso no Sul de Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

LOUSADA, José; NORONHA, Maria; LOPES, Domingos  e  SILVA, Maria. Relações entre Peso, Volume e Densidade para a Madeira de Pinheiro Bravo (Pinus pinaster Ait.) Cultivado em Portugal. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp.183-196. ISSN 0870-6352.

É crescente a necessidade de efectuar uma estimativa credível da conversão do peso da madeira em volume e vice-versa. Este trabalho é baseado numa amostra de 30 árvores, com idades entre 13 e 54 anos, diâmetros de 7,5 a 35,7 cm e alturas totais de 3,5 a 22,2 m. Foram colhidas amostras de madeira a diferentes níveis do tronco nas quais se determinou o peso, o volume e a densidade, para mais tarde se estabelecerem as relações entre estas e construir tabelas de conversão entre peso/volume e volume/peso. Adicionalmente, foi avaliado o nível da árvore que propicia uma melhor estimativa da densidade global desta. O valor máximo encontrado para a densidade básica global por árvore foi de 0,469 g/cm3 e o mínimo de 0,364 g/cm3 com um coeficiente de variação de 6,7%. O melhor nível de amostragem para se estimar a densidade básica média da árvore situa-se aos 10% da altura total da árvore, seguido dos níveis 50 e 40%. O rigor com que se conseguiu fazer a correspondência entre peso e volume nesta espécie foi próximo de 99%, através de equações lineares simples. As melhores estimativas, quer de volume, quer de peso, obtêm-se com equações logarítmicas do diâmetro (r2 entre 0,98 e 0,99).

Palavras-chave : Peso; volume; densidade; madeira; Pinus pinaster.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )