SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Caracterização da Estrutura e Dinâmica das Populações de Lince Ibérico (Lynx pardinus): Uma Digressão ExploratóriaImpacto dos Incêndios Florestais na Qualidade do Ar em Portugal no Período 2003-2005 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Silva Lusitana

versión impresa ISSN 0870-6352

Resumen

MAJEED, Mumtaz; KHAN, M.A.; MUGHAL, A.H.  y  BASHIR, Altamash. Índices de Maturidade em Sementes de Aesculus indica Colebr, no Clima Temperado de Cachemira. Silva Lus. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp.211-218. ISSN 0870-6352.

O estudo sobre índices de maturidade em sementes de Aesculus indica efectuou-se no clima temperado de Cachemira. A colheita de semente começou a 15 de Julho e continuou até à maturação, no mês de Dezembro. Foi feita quinzenalmente, em árvores identificadas, e em cada data registaram-se parâmetros de maturidade da semente, tais como cor, peso, percentagem de humidade, dimensão, peso específico e percentagem de germinação. O estudo revelou que na altura da maturação (Novembro-Dezembro) a cor da semente era castanho escuro brilhante, com 58,37% de humidade e peso específico de 0,82. A percentagem de germinação era máxima (80%) na maturidade, com peso máximo de 52,03g/semente. Além disso, as sementes devem ser colhidas antes que se verifique a sua queda natural.

Palabras clave : Aesculus indica; índices de maturidade; peso da semente; cor da semente; peso específico.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )