SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Paper, Paper Board and Packaging Sectors: Analysis of ContextSimulation of the Carbon Retained in Pinus pinaster Stands, and of its Accumulation Process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

MANSO, Filipa Torres et al. Avaliação de Características Regionais e Sazonais Inerentes ao Regime de Fogo e ao Pastoreio. Silva Lus. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp.27-45. ISSN 0870-6352.

Para o território de Portugal Continental apresenta-se uma análise de estatísticas evolutivas de densidades de efectivos pecuários e de população, entre 1930 e 2001, ao nível de freguesia. Mostra-se, também, a comparação destes dados com indicadores do regime de fogo entre 1990 e 2007. Analisaram-se, posteriormente, as características e consequências associadas às ocorrências dos fogos relativos ao período Outono-Primavera de 2007, em três sítios da região Norte, Alvão/Marão, Montemuro e Barroso/Larouco. Cada ocorrência foi georreferenciada, foram descritos a dimensão das áreas ardidas e os respectivos efeitos na vegetação e na erosão e avaliada a severidade do fogo. Dos resultados obtidos no âmbito das estatísticas evolutivas, salientamos os clusters de freguesias que efectivamente poderão ser mais problemáticos sob o ponto de vista das conflitualidades entre a floresta, o fogo e pastoreio no Norte, Centro e Sul. No que respeita à avaliação efectuada nos três sítios referidos, verificou-se que as queimadas que decorriam no período de Outono-Primavera, eram geralmente fogos de baixa a média intensidade e pouco severos com a vegetação existente, exceptuando algumas ocorrências no Alvão/Marão.

Keywords : Efectivos pecuários; população; floresta; fogo; vegetação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )