SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Heterogeneity in Household Characteristics, Forest Resource Utilization and Sustainability in Hills of Uttaranchal: A Case Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

BENDIFALLAH, Leila; LOUADI, Kamel  and  DOUMANDJI, Salah Eddine. A Diversidade de Apoidea no Norte da Argélia. Silva Lus. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp.85-102. ISSN 0870-6352.

As abelhas são as sentinelas do ambiente. Contribuem para a biodiversidade das plantas e para a segurança alimentar. O presente estudo refere-se à faunística e biodiversidade das abelhas selvagens num ecossistema natural. A investigação desenvolve-se em quatro localidades: na Mitidja Central, representada por El Harrach, Boumerdes, Bouira e Blida, em períodos compreendidos entre 2004 e 2008. Foram considerados 4300 exemplares, existindo 120 espécies de abelhas selvagens nas regiões de estudo. A fauna de abelhas selvagens recenseadas distribui-se por 4 famílias e 20 géneros. À família Halictidae corresponde uma diversidade considerável. Nas regiões estudadas registaram-se 4 espécies e 3 sub-espécies novas. O número máximo de taxa observa-se no mês de Abril, coincidindo com a floração da maioria das plantas. A densidade e diversidade das abelhas varia de uma estação para outra, segundo os factores climáticos e a disponibilidade de recursos vegetais. A estação de El Harrach (Mitidja) é um terreno experimental destinado a horticultura, na estação de Blida planta-se aveia, Boumerdes está em poisio e a estação de Bouira, localizada numa montanha, não se destina a plantação, mas está rodeada de olival.

Keywords : Abelhas selvagens; diversidade; ecossistema natural; Norte da Argélia.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )