SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Evolution of Wood Production Availability from Maritime Pine and Eucalyptus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

CAMPOS, José  and  TAVARES, Mário. Influência do Comprimento e Origem do Toro na Optimização do Aproveitamento e do Valor de Rolos de Pinho Bravo. Silva Lus. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp.123-132. ISSN 0870-6352.

É proposto um protocolo de toragem como forma de melhorar o rendimento em madeira redonda, obtida em corte final de povoamentos de pinheiro-bravo (Pinus pinaster Aiton). Para avaliar os benefícios do protocolo de toragem, os resultados foram comparados com o rendimento normalmente obtido por um motosserrista. O protocolo de toragem foi ensaiado em 35 árvores adultas da Mata Nacional de Leiria [volume médio (desvio padrão) 1,64 (0,44) m3]. Nas estimativas de rendimento bruto utilizaram-se os valores praticados em 1997 no mercado internacional de produtos florestais. Apesar da situação verificada no campo originar um maior número de toros, originou, também, um maior volume de madeira desperdiçada e com uma repartição de volumes menos valiosa. Como resultado, o protocolo de toragem apresenta um potencial económico mais elevado. Consequentemente, o planeamento do abate de pinheiro bravo deverá ser melhorado de modo a obter melhores resultados. Caso contrário, a indústria madeireira nacional irá ressentir-se das consequências negativas e este valioso recurso será menos rentável no futuro. O protocolo de toragem é praticável e de fácil aplicação, podendo aumentar em cerca de 150% o rendimento em valor da madeira redonda obtida.

Keywords : Pinheiro; protocolo de toragem; rendimento em madeira.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )