SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Evolução do Material Lenhoso de Pinheiro-Bravo e Eucalipto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CAMPOS, José  e  TAVARES, Mário. Influência do Comprimento e Origem do Toro na Optimização do Aproveitamento e do Valor de Rolos de Pinho Bravo. Silva Lus. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp.123-132. ISSN 0870-6352.

É proposto um protocolo de toragem como forma de melhorar o rendimento em madeira redonda, obtida em corte final de povoamentos de pinheiro-bravo (Pinus pinaster Aiton). Para avaliar os benefícios do protocolo de toragem, os resultados foram comparados com o rendimento normalmente obtido por um motosserrista. O protocolo de toragem foi ensaiado em 35 árvores adultas da Mata Nacional de Leiria [volume médio (desvio padrão) 1,64 (0,44) m3]. Nas estimativas de rendimento bruto utilizaram-se os valores praticados em 1997 no mercado internacional de produtos florestais. Apesar da situação verificada no campo originar um maior número de toros, originou, também, um maior volume de madeira desperdiçada e com uma repartição de volumes menos valiosa. Como resultado, o protocolo de toragem apresenta um potencial económico mais elevado. Consequentemente, o planeamento do abate de pinheiro bravo deverá ser melhorado de modo a obter melhores resultados. Caso contrário, a indústria madeireira nacional irá ressentir-se das consequências negativas e este valioso recurso será menos rentável no futuro. O protocolo de toragem é praticável e de fácil aplicação, podendo aumentar em cerca de 150% o rendimento em valor da madeira redonda obtida.

Palavras-chave : Pinheiro; protocolo de toragem; rendimento em madeira.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )