SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Influência do Comprimento e Origem do Toro na Optimização do Aproveitamento e do Valor de Rolos de Pinho BravoRelações Entre Parâmetros Seleccionados de Solo e Produção de Pastagens Naturais no Ecossistema Montado da Região do Mediterrâneo Através de Análise Multivariada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

LOURO, Graça et al. Evolução do Material Lenhoso de Pinheiro-Bravo e Eucalipto. Silva Lus. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp.133-149. ISSN 0870-6352.

O presente trabalho descreve e analisa a evolução recente do material lenhoso de pinheiro-bravo (Pinus pinaster Aiton) e eucalipto (Eucalyptus sp.) numa perspectiva que enquadra a potencialidade destas espécies enquanto fornecedoras privilegiadas de matéria-prima lenhosa para abastecer, a jusante, as indústrias transformadoras. É realizada a resenha histórica sobre as metodologias de inventário desde finais do século XIX, com destaque para os inventários florestais nacionais, e compilada a evolução temporal dos resultados que foram sendo publicados no âmbito dos mesmos sobre áreas, volumes e acréscimos. Essa evolução sugere que a disponibilização futura de maiores quantidades de madeira nacional para o abastecimento das indústrias é sobretudo dependente do aumento das produtividades, quer pela promoção de uma gestão activa dos povoamentos, quer através do melhoramento genético e do recurso às estações de maior potencialidade para o pinheiro-bravo e para o eucalipto.

Palavras-chave : Inventário florestal; Pinheiro-bravo; Eucalipto; Área; Volume; Acréscimo anual; Produção lenhosa.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )