SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Evolution of Wood Production Availability from Maritime Pine and EucalyptusInfluence of Neem Seed Oil-Treatment on Static Bending Strength Properties of Wild Grown Split-Bamboo (Bambusa vulgaris Schrad.) in South-West Nigeria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

FERREIRA, Eugénio Mendes; SIMOES, Nuno; CASTRO, Isabel Videira e  and  CARNEIRO, Luís. Relações Entre Parâmetros Seleccionados de Solo e Produção de Pastagens Naturais no Ecossistema Montado da Região do Mediterrâneo Através de Análise Multivariada. Silva Lus. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp.151-166. ISSN 0870-6352.

Parâmetros químicos, físicos e biológicos do solo (MO, N total, pH, P2O5, K2O, Mg, B, CR, e as propriedades da microflora fixadora de azoto de vida livre e dos rizóbios) e a produção de pastagens foram caracterizados e utilizados para determinar as relações em 40 locais abrangendo diferentes condições de crescimento dentro do ecossistema "montado". As amostras de solo foram colhidas na Primavera. Uma razoável fertilidade dos solos foi encontrada; apresentando em geral valores intermédios para a MO, K2O, Mg e Bo e valores baixos para o pH e P2O5. As populações de bactérias fixadoras de azoto, de vida livre, foram elevadas, com uma média de 4.2 x 107 UFC g-1 de solo, com uma actividade da nitrogenase altamente variável e com uma média de 34 nmoles de C2H4 g-1 de solo h-1. A população rizobiana associada ao Trifolium subterraneum foi elevada, com uma média de 106 bactérias por grama de solo, tendo um potencial de fixação de azoto adequado para a maioria dos solos. A população rizobiana associada à Medicago polymorpha foi baixa, com uma média de 6.5 x 104 bactérias por grama de solo, um valor insuficiente para uma boa nodulação (no Outono), com um baixo potencial fixador de azoto para a maioria dos solos. A produtividade anual das pastagens naturais variou muito entre os locais, com uma média de 3245 kg ha-1, um valor normal para este ecossistema. Em geral, as propriedades do solo foram independentes das amostras de solo. Os parâmetros químicos MO, P2O5, K2O e N total foram factores importantes para a produção das pastagens. Uma grande variabilidade nas amostras de solo colhidas a uma curta distância foi observada. Uma relação entre a origem geológica e a produtividade foi também verificada, sendo os solos graníticos mais produtivos para as plantas não-leguminosas.

Keywords : Ecossistema montado; produção de pastagem; parâmetros do solo; agricultura sustentável.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )