SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Changes in Distribution of Carbon in Various Forest Types of India from 1995-2005Modelling and Simulating Omnivory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

CASQUILHO, José Pinto. Composição de Ecomosaicos e Índices de Utilidade Esperada. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp.55-65. ISSN 0870-6352.

O planeamento florestal integrado é fundamental para o desenvolvimento futuro das regiões e as alterações na paisagem reflectem em grande medida padrões de uso da terra e de cobertos florestais relacionados com valores económicos e de opção actuando como forças motrizes. Gerir para reduzir a variabilidade pode ter altos custos de estabilidade ou de resiliência. A teoria da decisão baseia-se na maximização do valor médio ou esperado de um padrão de preferências expresso por funções de utilidade. Neste artigo discutem-se índices quantitativos que podem fornecer ferramentas de diagnóstico e ser geradores da extensão relativa dos diferentes habitats que compõem um ecomosaico. Os índices combinam valores característicos com valores de contexto em valores contributivos definidos num espaço normalizado de medida. Discutem-se cenários de composição de planeamento florestal para a região de Nisa, Portugal, aferidos com medidas padronizadas: valor económico médio, relacionado com custos de reconstituição de habitats, e diversidade paisagística. A teoria da situação e a teoria da relevância são invocadas como linhas axiomáticas de base do procedimento heurístico e do processo abdutivo aqui apresentados.

Keywords : Planeamento florestal; teoria da decisão; valores contributivos; procedimento heurístico; Nisa; Portugal.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )