SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issueESPECIALDevelopment of an Information System to Support Forest Management Based on Open Source TechnologyPrediction of Aboveground Biomass of Pinus pinaster Aiton Using a System of Integrated Additive Equations from the Open Source ModisPinaster Simulator author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

COSTA, Laura R.; RIBEIRO, Luís P.  and  ANDRESEN, Teresa. Metro do Porto: O Crescimento e a Instalação das Árvores no Espaço Urbano. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.Especial, pp.57-76. ISSN 0870-6352.

A arborização, pelo conjunto de funções que desempenha, assume cada vez maior significado na valorização ambiental e estética dos espaços urbanos, estando simultaneamente sujeita às limitações que estes espaços implicam no seu crescimento. Tendo por objetivo estudar a capacidade de instalação e de desenvolvimento das árvores jovens no espaço urbano, avaliaram-se 2297 indivíduos de 29 espécies/forma/cultivar/ híbrido ao longo de 9 anos plantados nos espaços verdes do Metro do Porto. A área geográfica selecionada para esta monotorização foi a zona norte da Área Metropolitana do Porto, devido à maior diversidade de variáveis (poluição proveniente de diferente tipos de emissores, espaços com carácter urbanizado e carácter rural/florestal, diversidade de infraestruturas, espaços verdes recentemente plantados e monitorizados, etc.). Na avaliação do crescimento e desenvolvimento das árvores, ponderaram-se fatores bióticos (doenças e pragas), abióticos (poluição atmosférica, compactação do solo, condições hídricas, radiação solar), e as ações mecânicas desenvolvidas pelo homem, deliberada ou ocasionalmente (podas, condução da copa, feridas em troncos, feridas no colo e vandalismo). Por fim, determinaram-se os indicadores da Capacidade de Crescimento e de Implementação para as árvores baseados em crescimentos, mortalidade e vigor, que se consideram simultaneamente indicadores do impacte positivo e potencial que a plantação de árvores assume como componente em projetos de valorização urbana.

Keywords : Arborização; Indicadores; Mortalidade; Vigor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )